Portugal marcou um grande marco em toda a sua história ao conquistar o título de primeira nação campeã da Liga das Nações UEFA. O mais incrível é que o país também foi a sede do evento. Não poderia ter sido uma glória maior para os portugueses do que essa, vencer é conquistar um novo título, inédito em sua própria casa. 

ESte campeonato realmente caiu no gosto dos torcedores, de todas as nações envolvidas. Portugal, dentro de uma partida incrível, venceu a Holanda por um gol a zero, dentro do Estádio do Dragão. Gonçalo Nunes foi o protagonista da final, marcando para o time português aos quinze minutos do segundo tempo. A Cidade do Porto transformou-se no cenário de uma grande festa. 

De acordo com os especialistas do esporte, Portugal mostrou-se melhor desde o começo do jogo. Não foi um jogo no qual Portugal pressionou de forma agressiva a Holanda, entretanto, o time português demonstrava uma imensurável fome de gols, apesar de a maior posse de bola ser do adversário.  A cada recuperação de posse, a equipe corrida diretamente para a grande área. 

Dentre os momentos mais relevantes do jogo, podemos citar quando Bernardo Silva devolveu a bola a Gonçalo Guedes, no qual chutou forte pelo lado direito, ultrapassando o goleiro holandês Cillessen, terminando a jogada com o gol da vitória. O jogador Rui Patrício se sobressaiu em inúmeras defesas, entretanto, não aconteceu nada de extraordinário que pudesse garantir um outro gol para qualquer que fossem as equipes. 

Como surgiu e como foi o decorrer da Primeira Liga das Nações UEFA

O campeonato teve seu início em setembro2018, é o time hospedeiro, Portugal entrou no grupo de pirâmide com a Polônia e Itália. Portugal então venceu dois jogos e empatou outros dois, que o levou para as quartas de finais. Na fase de semifinal venceu a Suíça e então, conquistou sua grande vitória contra a Holanda, conforme mencionado e descrito anteriormente. 

Nesta Liga, o jogador e craque português talvez mais famoso, Cristiano Ronaldo, ganhou seu vigésimo nono troféu de sua história, sendo o segundo pela campanha em sua seleção nacional. O primeiro foi conquistado na Eurocopa, no ano de dois mil e dezesseis. 

No que tange a Holanda, pode-se dizer que a equipe fez uma grande campanha nesta Liga, com um time dotado de muitos talentos. Mostraram uma garra muito elevada ao ultrapassar o grupo com a França e Alemanha. Para muitos, esse resultado foi uma grande surpresa, haja visto que a seleção holandesa sequer se qualificou para a Copa do Mundo passada. 

A UEFA premiou Bernardo Silva como  melhor jogador, De Jong como melhor jovem e Rúben Dias conquistou o título de melhor em jogo na final.